ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS TRABALHADORES CONTRATADOS A PRAZO NA EX-RDA Stuttgart, ao 14 de Julho de 2018
MEMORANDO INTERNO N°001/ASSOEXTRA/18
A Associação dos antigos trabalhadores angolanos contratados a prazo na ex-RDA, legalmente reconhecida na República Federal da Alemanha, com a designação de ”ASSOEXTRA” conforme publicação do diario do registo comercial n° VR200470, de 21 de Setembro de 2016, bem como na República de Angola, com a designação de “AATACP” publicado na III Serie, n° 89, de 15 de Maio de 2018, é uma associação filantrópica de beneficência, sem fins lucrativos, apartidária e não-governamental, com personalidade jurídica e de autonomia administrativa e financeira, de cidadãos interessados em acções que visam a promover a fraternidade, solidariedade dos ex trabalhadores angolanos contratados na ex RDA que rege-se nos termos dos seus estatutos e legislação em vigor nos dois Países.
Assim, por conta de uma informação prestada a titulo particular, por uma entidade anónima, os membros da associação tomaram conhecimento que deveriam participar de uma reunião, a ter lugar no edifício n°100, da rua Rotebühlstr, cidade de Stuttgart, previamente convocada pelo consulado de Angola em Frankfurt.
Assim, cumprindo tal orientação os membros da ASSOEXTRA, fizeram-se presente no local, tendo a referida reunião começado por volta das14horas e terminada por volta das 18horas do dia 14 de Julho do ano em curso.
A reunião contou do lado do consulado com as seguintes presenças de vulto:
Enquanto que da parte da ASSOEXTRA fizeram-se presentes as seguintes figuras:
Constou da agenda da referida reunião os seguintes pontos:
Ponto numero um: Casos consulares.
Ponto numero dois: Casos económicos.
Relativamente ao primeiro ponto, ressalta-se a palavra do cônsul Domingos Adão, que ao tomar da palavra esclareceu os motivos que estiveram na base da convocação da referida reunião, tendo referido que nos próximos dias o Presidente da República de Angola, General João Manuel Gonçalves Lourenço, estará visitando a República Federal da Alemanha. Por essa razão, tornava-se imperioso criar condições organizativas com vista a sua recepção.
Referiu ainda que era a intenção do Presidente da República, manter um encontro com todos Angolanos residentes na Alemanha. Por isso, referiu aquela entidade, que havia necessidade de se escolher determinadas pessoas com capacidade para representar os demais, tendo sido escolhidos duas pessoas, ligadas a embaixada, designadamente, os senhores José da Silva (Tito) e o apenas conhecido por Kudikila.
Sobre esse ponto, como se pode ver, não foi indicado alguém pertencente a comunidade ou que tenha sido escolhido pela ASSOEXTRA, enquanto legítimo representante dos ex-trabalhadores angolanos na ex RDA. É de referir ainda que, o Presidente da ASSOEXTRA, predispôs-se também a poder ser um dos possíveis candidatos a apresentar sugestões ao Excelentíssimo Sr.Presidente da República a quanto do encontro.
Mas a referida proposta foi redondamente recusada pelos representantes do consulado, alegando que a competência para indicar era do senhor embaixador Alberto Correia Neto, como se todos fossem funcionários da embaixada, quando na verdade a ASSOEXTRA é apenas um parceiro dela e não subordinado.
Relativamente ao ponto número dois, ou seja relacionado com as questões de natureza económica, o consulado escolheu o Sr. José da Silva, também conhecido por Tito, pessoa em relação a qual deveriam ser canalizadas todas as questões de natureza económica, para que este as reportasse ao nosso visitante (Presidente da República).
O que significa dizer que o senhor Tito actuaria nesse aspecto como porta-voz da comunidade residente na Alemanha, o que a direcção da ASSOEXTRA, enquanto representante legitimo da comunidade considera um absurdo, haja a vista, o facto de o mesmo não ser membro da comunidade, mais sim elemento de confiança e afecto a embaixada.
Isto demostra claramente que os senhores do consulado em Stuttgart, em conluio com a direcção da embaixada em Berlin, não pretentem que, efectivamente, o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, General João Manuel Gonçalves Lourenço, reuna directamente com a verdadeira comunidade de angolanos residentes na Alemanha. A ser assim a direcção da embaixada de Angola na Alemanha pretendem enganar o nosso Presidente, escamoteando a verdade.
A reunião terminou por volta das 18 horas, sem que houvesse lugar a diversos e conclusão. Entrementes, alguns membros da comunidade, entenderam que a reunião não devria terminar daquela maneira, sem que o seu Presidente, o senhor Miguel Cabango, tecesse algumas considerações, tendo lhe sido então dado tal oportunidade, numa altura em que o cônsul geral já se encontrava de pé pronto a sair.
Assim, o Presidente da ASSOEXTRA, percebendo o quadro atrás relembrado, limitou-se e de forma educada, a elogiar a conduta e maneira de ser e de estar do cônsul geral, o senhor Domingos Adão, augurando-lhe sucessos na sua vida profissional, bem como desejando-lhe que o mesmo venha a ser o próximo embaixador de Angola na Alemanha, dado que até ao momento a comunidade de angolanos na Alemanha nunca encontrou da parte dele qualquer situações que fossem contra ele, salvo pelo facto de, por inerência de funções, ter que cumprir ordens do embaixador de Angola na Alemanha, o Senhor Alberto Correia Neto, a todos títulos contestado pela comunidade.
Sobre Alias, nunca foi bom líder e embaixador do estado angolano na Alemanha. Sobre esse aspecto, que o digam alguns dos ex-trabalhadores angolanos na ex-RDA, que viram os seus valores usurpados por ele.
Finamente, o cônsul geral, convidou a todos para um jantar, que teria lugar nun dos restaurantes algures em Stuttgart. Todavia, parte da delegação da ASSOEXTRA, entendeu não participar do referido jantar, dado o clima menos bom criado apôs o encontro, onde, concluindo, não foram tidos nem achados.
A direcção da ASSOEXTRA tomou ainda conhecimento, à margem da reunião, que o consulado realizaria em outras cidades encontros do gênero. Todavia, a direcção da ASSOEXTRA, descartou qualquer possibilidade de participar em tais encontros, dado os antecedentes da primeira reunião.
Nada mais havendo, lavrou-se o presente memorando interno, apôs lido e assinado por todos os membros da direcção da ASSOEXTRA, será distribuída a diversas entidades parceiras, incluindo os interessados.
A direcção da ASSOEXTRA